Solução Isotônica, Hipertônica, e Hipotônica

Solução Isotônica, Hipertônica, e Hipotônica



Neste artigo, examinaremos três tipos de soluções: soluções isotônicas, hipertônicas e hipotônicas.

Antes de falar sobre os tipos específicos, primeiro analisaremos o cenário em que a solução existe. Por exemplo, quando falamos sobre as soluções acima, estas são soluções fora de uma substância. Por exemplo, digamos se colocamos uma célula em uma solução, que é o exemplo que usamos para todas as diversas soluções. A solução fora da célula é o que nos referimos quando falamos de isotônico, hipertônico ou hipotônico. A solução pode ser água pura ou a solução pode ser água com um soluto dissolvido nele.

Para os exemplos abaixo, usaremos uma célula que tenha uma concentração de NaCl de 0,9%. Portanto, a concentração de água dentro dela é de 99,1%.


Solução Isotônica

Uma solução isotônica é uma solução na qual a mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula. A solução e a porcentagem de soluto são as mesmas dentro da célula que na solução fora da célula. Portanto, usando os números acima, uma célula colocada em uma solução de água com NaCl de 0,9% está em equilíbrio. Assim, a célula permanece do mesmo tamanho. A solução é isotônica em relação à célula.


Solução Hipertônica

Uma solução hipertônica é uma solução que contém mais soluto do que a célula que é colocada nele. Se uma célula com uma concentração de NaCl de 0,9% é colocada numa solução de água com uma concentração de NaCl de 10%, a solução é dita ser hipertônica. Hyper significa mais, o que significa que a solução em que a célula é colocada contém mais soluto do que a solução dentro da célula. Quando a solução contém mais soluto, isso significa que contém menos água. A solução fora da célula é 10% de NaCl, o que significa que é 90% de água. A solução dentro da célula é 0,9% de NaCl, o que significa que é 99,1% de água. Lembre-se, a solução flui de uma maior concentração de água para uma menor concentração de água. Isto é para diluir áreas com maiores concentrações de soluto, de modo que o equilíbrio possa ser alcançado. Sendo que a solução externa é de 90% de água, enquanto o interior contém 99,1% de água, a água flui do interior da célula para a solução externa para diluir as áreas altas da concentração de soluto. Portanto, a célula perde água e encolhe.

Novamente, quando fazemos referência a uma solução para dizer que é hipertônico ou hipotônico, estamos referenciando a quantidade de soluto presente na solução em comparação com o soluto dentro da célula que está na solução. Se a solução fora da célula tiver mais soluto do que a solução dentro da célula, a solução é hipertônica. Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica.


Solução Hipotônica

Uma solução hipotônica é uma solução que contém menos soluto que a célula que é colocada nele. Se uma célula com uma concentração de NaCl é colocada numa solução de água destilada, que é água pura sem substâncias dissolvidas, a solução no exterior da célula é 100% de água e 0% de NaCl. Dentro da célula, a solução é 99,1% de água e 0,9% de NaCL. A água, novamente, passa de uma concentração mais alta para uma concentração mais baixa para dissolver a concentração de soluto para alcançar o equilíbrio. Assim, a água vai da solução de água destilada para o interior da célula para diluir a concentração de soluto dentro da célula. Como conseqüência, a célula inunda e, possivelmente, explode. Assim, colocar uma célula com soluto em uma solução de água destilada causará inchaço e possível estouramento da célula.


A principal maneira de lembrar tudo isso é que quando falamos sobre as várias soluções, estamos falando em referência à solução externa, e não à solução dentro da célula. Então, em seguida, quando falamos de soluções isotônicas, hipertônicas e hipotônicas, podemos usar prefixos e sufixos para determinar qual é qual. O sufixo -tonic é em relação à quantidade de soluto na solução. Hiper significa mais, hipo significa abaixo. Portanto, uma solução hipertônica é uma solução que contém mais solução do que a solução dentro da célula. E uma solução hipotônica é uma solução que contém menos solução do que a solução dentro da célula. Esta é a melhor maneira de aprender isso.

HTML Comment Box is loading comments...